Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog Restart

A Restart é um centro de formação profissional que constitui um espaço único de formação, produção e animação cultural em Lisboa.

Doclisboa'12 | O cinema e a crise na Europa do Sul

 

No próximo dia 26 de Outubro (sexta-feira), pelas 15 horas, na Culturgest, o Doclisboa'12 promove um debate sobre a a situação do cinema Europa de Sul face à situação da crise actual.

A crise financeira global, da zona euro e a própria crise política da União Europeia, sobretudo manifestas nos países da Europa do Sul, têm tido consequências drásticas nas políticas culturais públicas, designadamente no apoio ao cinema. O caso de Portugal é particularmente relevante, com a extinção do Ministério da Cultura e a sua respectiva relegação a Secretaria de Estado. Os cortes totais à produção e aos organismos responsáveis pela promoção e difusão de géneros específicos - casos da Apordoc, Agência da Curta-Metragem e Casa da Animação, tornam a situação ainda mais crítica.

Contudo, o caso português não é único. As incidências da crise são em particular salientes precisamente nos três países europeus em que, nos últimos anos, havia mais fortes sinais de renovação cinematográfica: Portugal, a Grécia, a Roménia ou a Hungria. Os dois últimos, embora não fazendo parte da zona euro, encontram-se a braços com sérias crises do ponto de vista económico, político e social. Na Hungria, os cineastas estão na linha da frente no combate à tendência autocrática e xenófoba do presente governo. Também em Itália e em Espanha, outros dois países enfrentando graves situações financeiras, são drásticos os cortes na cultura.

Neste sentido, o Doclisboa pretende expôr as situações destes países e debater as perspectivas globais sobre a situação do cinema na crise na Europa de Sul, num espírito solidário e de resistência das expressões artísticas e culturais.

A entrada é livre, mediante levantamento do bilhete no próprio dia.